Homenagem a Ruy Duarte de Carvalho.

Homenagem a Ruy Duarte de Carvalho.
 
O intelectual angolano Ruy Duarte deCarvalho, falecido em Agosto de 2010, foi homenageado no dia 23 de Março de 2011 na terra de seu nascimento, Santarém.

A homenagem foi prestada por familiares e admiradores da obra do homem de cultura angolano e teve o patrocínio do Centro Cultural Regional de Santarém, o Cineclube e oTeatro de Santarém.

O filme de ficção Nelisita, de Ruy Duarte, consta do programa. O filme, uma longa-metragem realizada nos anos de 1980, foi apresentado em festivais em África e na Europa e várias vezes premiado.

Depois da exibição do filme, houve um debate que foi orientado pelo professor deAntropologia da Imagem, João Carmo, e pelo sobrinho do homenageado, Jaime Araújo, que é conhecedor da obra e actual tradutor dos livros de Ruy Duarte, para futuras edições na Inglaterra.

Antes da exibição do filme teve lugar uma conversa aberta sobre a vida e a obra do autor de “Vou Lá Visitar Pastores”, que foi um dos pioneiros da cinematografia angolana.

Do programa constou ainda uma exposição documental e biográfica do autor, que se prolonga até Abril, incluindo análise antropológica da sua cinematografia, no âmbito da disciplina de antropologia da imagem.

HOMENAGEM em ANGOLA



Escola Rui Duarte de Carvalho é inaugurada no Namibe

População do Bairro dos Eucaliptos tem novas salas de aula para o primeiro ciclo JOÃO UPALE Namibe  uma escola do primeiro ciclo do ensino secundário comdoze salas e com capacidade para 1.260 alunos, distribuídos em três turnos, foi inaugurada sexta-feira na cidade do Namibe.
Lcalizada no Bairro dos Eucaliptos, junto à nova esquadra policial da comuna do Forte Santa Rita e doCentro de Saúde, a instituição de ensino chama-se “Escola Rui Duarte deCarvalho”, em homenagem àquele que foi a figura catedrática e emblemática do mosaico cultural da terra dos mucubais. A nova escola, erguida no âmbito do Programa de Investimentos Públicos (PIP) do governo provincial doNamibe, foi  construída em 190 dias.

No acto de inauguração, a alegria era patente no rosto das crianças que assistiramà abertura de um dos maiores estabelecimentos de ensino da província e o primeiro do género no bairro dos Eucaliptos.

Regozijadas, as crianças garantiramtudo fazer para a conservação do imóvel, como sublinhou o pequeno

Manuel Kamaty Kaluilui, de sete anos, aluno da terceira classe, emrepresentação dos colegas. “Manifestamos a nossa grande alegria ao ver inaugurada amaior escola do nosso bairro, que vai permitir tambéma inserção de outras crianças dentro do sistema de ensino. Estamos cientes quanto à conservação e preservação da escola”, afirmou durante a leitura da declaração de agradecimento. Odirector provincial da Educação, Ciência eTecnologia, Pacheco Francisco, realçou o orgulho da comunidade dos Eucaliptos, pelo facto dematricularemeste ano 148 alunos da iniciação, 116 da primeira classe, 70 do módulo dois –  aceleração escolar – e 60 da quinta classe, totalizando 394 alunos.

“Acapacidade total desta escola é de 1.260 alunos divididos em três turnos”, assegurou. Vigilância redobrada Pacheco Francisco lembrou que oMinistério da Educação realiza, em todo país, o processo de reforma educativa, cuja fase de experimentação teve inícioem2004. O responsável da Educação afirmou
que o governo da província, preocupado como aumento do nível académico dos cidadãos, colocou o precioso bem, que é a escola, comas condições para proporcionar um melhor estudo e assimilação.
“Procurámos corresponder ao vosso gosto pelo saber com este bemprecioso, que testemunharam, e que requer o esforço de todos para a sua preservação”, disse. Deixou umrecado aos alunos no sentido de redobrarem a sua responsabilidade para cuidarem da escola, tendo a coragemde denunciar à direcção da escola os “colegas vândalos” que querem fazer da escola um espaço de confusão ao invés de estudo.
Com a inauguração desta instituição, eleva-se para 117 o número de escolas existentes na província do Namibe, o que significa que “o Executivo está a resolver o problema da população estudantil,” afirmou o director Pacheco Francisco, que desejou muitos sucessos aos alunos e professores. A governadora da província, Cândida Celeste da Silva, depois do corte da fita, frisou que o momento era especial, de alegria porque estão de parabéns a direcção provincial da Educação, a administração
 municipal do Namibe e todos os pais dessa área, que há bomtempo esperavamter esta estrutura em condições para poder colocar os filhos a estudar. “Acabámos de inaugurar uma infra-estrutura combastante qualidade, contámos com a participação dos empreiteiros, que não pouparam esforços para construir e embelezar a estrutura física”, afirmou a governadora provincial. Educação exemplar Agovernante ficou muito emocionada com o pequeno Kaluilui, que soube ler a mensagem em nome da comunidade estudantil do Bairro dos Eucaliptos. “Acabámos de ouvir a mensagem da criança de sete anos, da terceira classe. Ela  apresentou-nos muito bem a mensagem, soube ler muito bem.Tivemos a oportunidade de ver o quanto é importante a dedicação de umprofessor, o carinho e o acompanhamento dos pais, porque afinal não é só ensinar, é preciso dedicar-se à criança para que crie amizade e carinho ao professor e assim facilmente ela aprender”.

Homenagem merecida.

O antropólogo IldebertoGaspar Madeira, que testemunhou a inauguração da escola primária e secundária

do primeiro ciclo “Rui Duarte de Carvalho”, reconheceu que esta é uma homenagemmerecida, como todas as outras que já foram feitas àquele intelectual angolano. Lembrou que Rui Duarte foi homemde uma grande dimensão intelectual e humana, e pelo facto de ser o patrono desta escola, comtantas crianças que começam
a entrar na sociedade através do ensino, sugeriu que “era bom que houvesse uma interacção muito grande entre o ensino que vão proporcionar a estas crianças e os conhecimentos que Rui Duarte de Carvalho foi adquirindo e transmitindo em todas as suas obras”. “É neste ponto que esta situação se reveste da maior importância.

O Rui é homem do Namibe, das verdades e dos conhecimentos profundos, não só no domínio das ciências humanas como também na poesia, ficção, cinema, pintura e mais”, elogiou.GasparMadeira, que representou na cerimónia os demais amigos de Rui Duarte de Carvalho, revelou que nas conversas mantidas com o homenageado, enquanto amigo pessoal, entendeu as preocupações e o amor do poeta emrelação a Angola e em especial à província do Namibe. Na sua óptica, os académicos devemfazer o possível para que o seu nome seja gravado na memória de todas as crianças.
Veja a biografia e obra de Ruy Duarte de Carvalho em:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Liga Africana e a contribuição para a independência

27° Aniversário da Refundação da Liga Africana

Homenagem feita ao Dr. Américo Boavida por ocasião do Centenário do seu nascimento 20.11.1923 - 20.11.2023