Festa oferecida à Escola da Liga no dia da Criança Africana

Discurso do Presidente em exercício

Caros alunos e alunas
Caros membros da Direcção da Escola da Liga Nacional Africana
Caros colegas da Liga Africana

Queridos amiguinhos, certamente que sabem que hoje é dia 16 de Junho dia da criança africana. Um dia especial dedicado a todas as crianças de África. Deveremos hoje fazer uma reflexão séria e profunda sobre os problemas que as crianças no mundo vivem em especial as crianças africanas, que enfrentam tremendos problemas de segurança, nutrição, educação e falta de outras condições indispensáveis para o seu crescimento harmonioso, saudável e seguro.

Felizmente vocês apesar das dificuldades, carências de varia ordem, têm uma escola, onde estudam cerca de 800 alunos. Há a particularidade de vocês estudarem numa escola que encerra um profundo sentido da nossa história, da luta que os nossos antepassados desenvolveram em prol da nossa independência, alguns deles felizmente ainda estão vivos e junto de nós. Este edifício onde está a vossa escolinha, onde funcionou a LIGA NACIONAL AFRICANA que fundou esta escola, era um local por onde passaram brilhantes nacionalistas, que deram um brilhante contributo a nossa luta de libertação nacional. Por esta escola passaram muitos alunos que hoje têm no contexto da nossa independência, exercido cargos de governação muito importantes. Por isso o apelo que vos dirijo é para que estudem, aprendam com disciplina e rigor para poderem seguir o exemplo de muitos nacionalistas que por aqui passaram.

A LIGA AFRICANA, decidiu hoje oferecer-vos este lanchinho e algum material escolar para vocês e para a vossa escola, para vos dizer que vocês são uma prioridade na nossa actuação, nos projectos imensos que pretendemos realizar em prol da criança, se pudéssemos podem crer que melhoraríamos as vossas condições e dos vossos professores, esta escola tem de ser uma escola de referencia em Angola.

Temos um programa de diversão e recreação para que hoje passem um dia alegre e feliz connosco.
Muito obrigado a todos que se dispuseram ajudar a LIGA AFRICANA a realizar este modesto mas significativo acto neste dia.
VIVA AS CRIANÇAS AFRICANAS
VIVA AS CRIANÇAS DE ANGOLA.

















Comentários

Mensagens populares deste blogue

Liga Africana e a contribuição para a independência

27° Aniversário da Refundação da Liga Africana

Homenagem feita ao Dr. Américo Boavida por ocasião do Centenário do seu nascimento 20.11.1923 - 20.11.2023