Tributo ao Dr. João Vieira Lopes - Associação Chá de Caxinde

PERFIL

João Baptista de Castro Vieira Lopes nasceu em Luanda em 1932, onde concluiu o liceu. Em seguida embarcou
para Portugal em 1952 para estudar Medicina. Em terras lusas, foi Presidente da Casa dos Estudantes do Império e dirigiu a famosa “fuga dos 100”.



Tributo ao Dr. João Vieira Lopes

Funje com sabor à história patriótica

A associação cultural Chá de Caxinde, abriu uma vez mais as suas portas, no dia 29, para servir a 16ª funjada de sábado, que teve como principal atracção, a homenagem ao
nacionalista João Baptista de Castro Vieira Lopes.

Com início às 14h00, logo a entrada, os convidados eram recepcionados por uma pequena exposição fotográfica, que espelhava o longo trajecto e a contribuição de João Vieira Lopes, no processo de consolidação da independência nacional.

A sua passagem pelo movimento popular de libertação de Angola (MPLA), foi também abordada na reprodução ampliada do seu cartão de membro daquele partido. No mesmo local, foi ainda ilustrado o seu trajecto como médico-guerrilheiro e outros destaques a nível intelectual e político.

Sala cheia, gente de outros tempos, conversas que lembravam com muita nostalgia os períodos já idos e os caminhos que levaram a conquista da liberdade de Angola, com um povo dono do seu destino. Foi este o cenário que deu início a homenagem à uma das figuras mais emblemáticas da angolanidade. À sua entrada na sala, o homenageado foi recebido com honras e palmas por familiares, amigos, companheiros de luta e curiosos. Diante da manifestação de carinho de que foi alvo, João Vieira Lopes, ficou sem palavras. As lágrimas encarregaram-se de agradecer o gesto.

Todos os presentes na sala da associação cultural Chá de Caxinde, foram unânimes em reconhecer que João Vieira Lopes, é um marco da história de Angola. Segundo os
mesmos, é preciso reconhecer os feitos dos bons filhos da pátria e dar a conhecer às novas gerações o passado, para que se viva hoje com estabilidade e sem medo do futuro.

D.B. - Novo Jornal
 
PS - A Liga Africana congratula-se com a iniciativa da Associação Chá de Caxinde e agradece o convite para nos associarmos a eles pelo facto de o Dr. João de Castro Baptista Vieira Lopes ser o Presidente de Mesa da Assembleia-Geral da Liga Africana. Desta forma contribuimos na apresentação da exposição e marcamos presença com uma delegação em que estiveram presentes o Presidente da Concelho Fiscal e Jurisdicional, os três Vice-Presidentes da Direcção, o Secretário-Geral, ilustres sócios honorários e efectivos.
Bem Haja

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Liga Africana e a contribuição para a independência

27° Aniversário da Refundação da Liga Africana

Homenagem feita ao Dr. Américo Boavida por ocasião do Centenário do seu nascimento 20.11.1923 - 20.11.2023