HOMENAGEM AOS ASSOCIADOS DA CASA DOS ESTUDANTES DO IMPÉRIO

HOMENAGEM AOS ASSOCIADOS DA CASA DOS ESTUDANTES DO IMPÉRIO_Debate na Assembleia da Répública- 24 de Fevereiro de 2015
                              
           

“A CASA DOS ESTUDANTES DO IMPÉRIO E O MOVIMEMTO ASSOCIATIVO ESTUDANTIL”


Em primeiro lugar, permito-me agradecer o convite que me foi feito pela UCCLA para participar neste debate e saudar vivamente esta iniciativa que põe em destaque o papel histórico da C.E.I. na luta não só antifascista em sintonia com as forças progressistas portuguesas, mas também a mobilização dos estudantes africanos às ideias anti colonialistas.

Permito-me também saudar todos aqueles, aqui presentes ou ausentes, que participaram  de perto ou de longe nesses “anos de fogo” A vossa presença traduz o espírito da Casa dos Estudantes do Império, regido pelos valores da cultura, da solidariedade e da liberdade.

Nesta catarse dos valores e princípios que regeram as nossas lutas, não queria deixar de manifestar o meu mais profundo respeito e homenagem a tantos camaradas da minha geração, já desaparecidos, que contribuíram com inteligência , coragem e determinação em prol das lutas pela liberdade dos seus povos. Foram eles  João Vieira Lopes, Gentil Viana, Paulo Jorge, Graça Tavares, Iko Carreira, David e José Bernardino, Fernando Costa Andrade, Carlos Ervedosa, Daniel Chipenda, Rui de Carvalho,  Jorge Hurst entre outros. Raros são os camaradas ainda vivos que podem testemunhar os acontecimentos dos anos cinquenta e sessenta no século passado na C.E.I. 

A Casa dos Estudantes do Império foi uma associação criada em 1944 pelo Regime de Salazar para melhor controlar os estudantes que vinham das colónias portuguesas. Assim, no ato de inauguração da Sede, na Avenida Duque de Avila, 23, em Lisboa, o ministro das colónias de então afirma:  “A organização da CEI era indispensável (ao regime )… sabendo nós que podemos contar com a vossa dedicação, patriotismo e boa vontade, e permite criar entre os estudantes uma mentalidade nacional mais profiqua. Cada vez mais  as nossas colónias estão integradas no pensamento do continente, e é bom reforçar o elo que reúne o escol do ultramar  e do continente.” Dixit.

 A CEI desenvolveu durante anos uma intensa atividade associativa e cultural, apoio assistencial e promoveu o desporto e ações culturais, reunindo estudantes oriundos de várias colónias africanas , indianas e macaenses.

A CEI foi um lugar de convivência , de afirmação de valores próprios a cada território e de exercício de participação democrática na autogestão da associação. Desde a sua criação, foram várias as gerações que imprimiram um espírito unitário peculiar à CEI , um oásis de democracia e de liberdade  numa sociedade obscurantista e repressiva. 
A fisionomia da CEI evoluiu muito desde a sua criação em 1944, sendo nos primeiros anos dirigida por estudantes filhos de colonos e de altos funcionários coloniais e com ideias muito ligadas ao regime. A CEI foi, com efeito, criada para servir o regime, mas, com o tempo,  transformou-se no seu contrário, numa arma poderosa nas lutas antifascista e anticolonialista.

Mais tarde, nos anos 1948 a 1950, apareceu a geração dos “Mais Velhos”, com nomes prestigiosos como o de Amilcar Cabral, Mário Pinto de Andrade , Agostinho Neto e Lúcio Lara,  tendo alguns deles feito parte dos Corpos Gerentes da C.E.I.

A tomada de consciência política dos estudantes africanos “Mais Velhos” passou, primeiro, pela militância nos movimentos da oposição portugueses, sobretudo no Movimento de Unidade Democrátitica (MUD Juvenil). Só muito mais tarde é que alguns deles viriam a ter relações mais estreitas com o Partido Comunista Português, tendo Lucio Lara participado no VºCogresso em 1957, no Estoril.

Esta atitude de militância nos movimentos de oposição portuguesa decorria da inexistência, nessa época, de movimentos africanos anticolonialistas estruturados e ativos nas colónias e da noção de que, radicados em Portugal, estavam obviamente impossibilitados de fazerem um trabalho de politização das massas africanas. 
Também a idéia emanada pelos ideólogos do PCP, era a de que a libertação das colónias passava prioritariamente pelo derrube do fascismo, ideia essa que travou durante anos a eclosão de um movimento anti colonial autónomo, entre os estudantes africanos.
Houve, portanto, um longo período , até 1957, em que os “Mais Velhos” participaram ativamente na luta anti fascista,  tendo alguns sofrido com prisões prolongadas e torturas nos calabouços da PIDE ( Ivo Lóio, Carlos Veiga Pereira , Agostinho Neto, Fenando Mourão ), tento outros optado pelos rigores do exilio (Marcelino dos Santos, Mário de Andrade, Aquino de Bragança e eu próprio).

E foi graças a essa participação na luta anti fascista que os jovens africanos foram esclarecendo os seus camaradas portugueses sobre a cruel realidade do anacrónico, desumano e repressivo colonialismo português, num processo de mútua formação. Esta ação esclarecedora da realidade colonial teve certamente uma grande influência na tomada de posição do PCP a favor da autodeterminação e independência das colónias no Vº Congresso em 1957 no Estoril, em que participou Lúcio Lara.

Os estudantes “Mais Velhos” só raramente apareciam na Casa, preferindo encontrarem-se no recato dos salões da Ti Andreza, santomense de boas famílias, que dispunha de um magnifico apartamento na Rua Actior Vale, 37, em Lisboa, onde encontravam um ambiente diferente. Era um espaço de intercâmbio de ideias, de discussão, de conversa, de papo, daquilo que cada um sabia, palestras, poemas, estudos e que permitiu a “aproximação de gerações e a transmissão de um caldo de culturas em vias de desaparecer”. E assim nasceu o Centro de Estudos Africanos, frequentado por Alda Lara, Francisco Tenreiro, Mário de Andrade, Agostinho Neto, Amilcar Cabral e Alda Espirito Santo.

A idéia fulcral era o retorno âs fontes, a redescoberta do Eu africano, a reafricanisação de assimilados que eles eram de facto, a tomada de consciência da total alienação pelo facto de terem sido dos poucos eleitos “portugalizados” que conseguiram ultrapassar todas as barreiras e atingir a suprema etapa do ingresso nas universidades portuguesas. A comunicação entre eles, os processos mentais processavam-se necessariamente em português  de tal modo a alienação cultural tinha sido global, estrutural.
Esse movimento cultural no Centro de Estudos Africanos , nos anos cinquenta evoluía , simultaneamente, com fenómeno idêntico, em Luanda, liderado por Viriato da Cruz , “ Vamos descobrir Angola” e que tanta importância viria a ter no despertar da consciência nacionalista.

Nessa busca cultural para se reafricanisarem, para reencontrarem as suas raízes, iam descobrindo e dissecando a iniquidade do sistema colonial que os tinha alienado. E descobriram muito mais coisas: a inexorável máquina de exploração e de aviltamento de milhões de homens e de mulheres africanas nas colónias. E nesse processo de descoberta chegaram à conclusão de que pertencia à sua geração a “responsabilidade histórica” de denunciarem ao mundo a situação dos seus povos e de assumirem o “compromisso real”, o engajamento total na luta pela independência dos seus países. Essa posição de rutura definitiva com o colonizador era inovadora, senão revolucionária.

Uma das obras literárias que iria ter uma influencia considerável no despertar das consciências dos jovens africanos em Portugal e que constituiu um marco fundamental da afirmação dos valores culturais  e da personalidade africana na época, foram “Os Cadernos de Poesia Negra de Expressão Portuguesa”, publicados no Centro de Estudos Africanos, por Mário de Andrade e Francisco Tenreiro, em Lisboa, e que revelou a negritude  na literatura africana de expressão portuguesa.

No entanto, os “Mais Velhos”, caldeados na militância no MUD Juvenil e no PCP, sentiam que as reuniões no Centro de Estudos, embora enriquecedoras,  eram muito teóricas. Alguns deles, essencialmente Lucio Lara, Mário de Andrade e Agostinho Neto juntaram-se ao grupo de trabalhadores marítimos africanos, numa agremiação de caracter  recreativo e cultural, unidos na mesma aspiração de promoção do Homem Africano e inseridos no combate comum pela liberdade das suas terras. Essa associação de jovens intelectuais e de trabalhadores africanos conferiu ao Clube Maritimo Africano um papel histórico relevante,  de caracter inédito para a época.

Era ali que  educavam e consciencializavam os marítimos africanos e suas famílias, era ali que encontravam os camaradas trabalhadores marítimos nos navios que demandavam os portos africanos e brasileiros, e que serviam de “correio” permitindo o contacto com os movimentos nacionalistas africanos nas colónias.

 Esta aproximação de intelectuais africanos com marítimos africanos,  era a consequência lógica da prática marxista e da necessidade em contactarem os nacionalistas,  tanto em Angola como na Guiné. 

Gradualmente, e com o passar dos anos a CEI foi frequentada por um numero cada vez maior de  jovens africanos , a Nova Vaga, mestiços e negros, os quais deram um novo cariz, uma nova tonalidade, uma nova orientação  ao processo cultural de busca de uma identidade africana e rasgou  novos horizontes abertos às ideias de liberdade e de progresso.

 Este terceiro período na vida da CEI ficou marcado pela tomada de posse de jovens estudantes mestiços e negros e uma orientação marcadamente anti colonialista na politica associativa , com a direcção assumida, primeiro pelo mozambicano Fernado Vaz, em 1957.58, depois pela direcção orientada pelo angolano João Vieira Lopes, em 1959, e no ano seguinte , pela direcção do indiano Oscar Monteiro, onde se destacaram Gentil Viana, Paulo Jorge e eu próprio. Muitos de nós participou também nas atividades das associações estudantis portuguesas.

A minha participação nas atividades da CEI divide-se em dois períodos:
 o primeiro, em Coimbra, de 1949 a 1951, anos em que tomei contato com a cultura africana em colóquios e debates, o que permitiu a  tomada de consciência da minha africanidade. Foi nesse período que conheci  Agostinho Neto, Carlos Veiga Pereira e Lucio Lara entre outros estudantes africanos que frequentavam a CEI em Coimbra.
- o segundo período de militância e vivência na CEI vai de 1954 a  1961, período em que, para além dos meus estudos de Medicina, participei ativamente não só nas atividades associativas em todos os domínios chegando a ser vice-presidente da Direção na CEI, em 1959, mas também em atividades clandestinas.

As atividades clandestinas dos estudantes da CEI são pouco conhecidas, e por isso irei debruçar-me neste aspeto particular.

As minhas atividades clandestinas começaram ainda em Coimbra no MUD Juvenil em estreita ligação com Lucio Lara, Agostinho Neto e outros camaradas. A minha ida para França, em 1951, evitou então ser detido pela PIDE.

De regresso a Portugal, em 1954, embrenhei-me na difusão de ideias anti colonialistas e antifascistas entre os estudantes na Casa.. Nessa altura, desenhava-se no seio da CEI duas correntes ideológicas:

A corrente marcadamente marxista, orientada por David e José  Bernardino, estreitamente ligada ao PCP.  Esta corrente enraizou-se sobretudo entre alguns angolanos do Sul de Angola e também entre alguns mozambicanos. Esta corrente teve alguma importância na CEI, pois ocuparam diferentes cargos em várias direcções .

A segunda corrente de carater nacionalista, agrupava muitos elementos jovens, da Nova Vaga, e  tinha por objetivo a afirmação da nossa identidade africana, a troca de ideias sobre o futuro dos nossos países .

No entanto, só em Novembro de 1957, é que esta corrente nacionalista se afirmou, após uma reunião em Paris sobre: “ a situação politica nas colónias portuguesas e meios de luta para atingir a independência nacional.”. 
Estiveram presentes nessa reunião histórica , antigos membros da CEI como Mário de Andrade, Amilcar Cabral, Marcelino dos Santos, e Guilherme Espírito Santo. Também presente Viriato da Cruz, recém chegado de Angola,  o único não membro da CEI presente.

As teses  e o programa do Partido Comunista Angolano apresentados por Viriato da Cruz  foram rejeitados, tendo prevalecida a via do Movimento Nacional (Rassemblement)), a qual propunha a unidade de todas forças e classes sociais no processo de luta pela  independencia nacional.

Foi decidida , então, a criação do Movimento Anti Colonialista  (MAC), cuja sede viria a ser instalada, pouco tempo depois, em Lisboa, por aí estarem concentrados numerosos estudantes e trabalhadores africanos.

A pedido de Lúcio Lara, eu reuni em Lisboa, numerosos estudantes africanos da CEI .  Foi ,  então,  decidido apoiar e participar no Movimento Anti Colonial, tendo sido escolhidos três elementos , Iko Carreira, Carlos Pestana e eu próprio, como delegados da Nova Vaga na cúpula do MAC, onde já participavam Agostinho Neto, Lucio Lara, Amilcar Cabral e Eduardo dos Santos.

As atividades do MAC foram orientadas nas duas associações que tinham um grande numero de africanos: a CEI e o Clube Maritimo Africano.
Eu fui incumbido das relações com o PCP, através do camarada Vasco Cabral. O PCP dava-nos apoio logístico na publicação de panfletos e permitia veicular notícias sobre as colónias no jornal Avante.
As atividades do MAC esmoreceram com a saída de Lara para a Alemanha em Março de 1959, de Agostinho Neto para Luanda em Dezembro de 1959 e de Amilcar Cabral para a Guiné.

As eleições legislativas em 1958, provocaram a mobilização de muitos estudantes africanos do MAC a favor do General Humberto Delgado, Logo após a sua derrota , alguns jovens tentaram lançar a intentona da Sé. O nosso grupo era composto por Jaime Serra, Fonseca e Costa, Ligia Monteiro, e eu próprio reunimo-nos na Sé, em Lisboa. O falhanço desta operação levou à minha fuga para Angola.
 Aí tive contatos com alguns dirigentes dos movimentos nacionalistas, e fui incumbido de organizar os estudantes angolanos, em Portugal,  num quadro nacional. João Vieira Lopes, Gentil Viana, Alberto Bento Ribeiro, Graça Tavares e eu próprio, adeiram e formaram a cúpula do Movimento dos Estudantes Angolanos (MEA).

O MEA prosseguiu a política de consciencialização e de mobilização dos estudantes e dos trabalhadores angolanos em Lisboa. O MEA estendeu as suas atividades a Coimbra ( Manuel Videira e Chipenda ) e ao Porto.(Lima de Azevedo).

As relações com os estudantes portugueses reunidas na R.I.A. tiveram nos anos sessenta, um grande desenvolvimento. As reuniões da cúpula da RIA passaram a realizar-se, em segredo, no 3º andar da sede da C.E.I. tendo o José Bernardino sido o nosso delegado. Desta maneira , os estudantes africanos estiveram empenhados no processo democrático  da luta dos estudantes portugueses.

Os acontecimentos de 4 de Fevereiro em Angola foram acolhidos com alvoroço e ansiedade.

Recebemos, então, um Apelo da Direção do MPLA, sediada então em Conakry, no sentido de enviarmos alguns elementos mais preparados politicamente para se juntarem aos poucos elementos que constituíam a Direcção Provisória do  MPLA no exterior, Viriato Cruz, Mário de Andrade e Lúco Lara.  Como as comunicações com Conakry, através da embaixada egípcia,  eram muito demoradas, a direção do MEA decidiu enviar para o exterior dois elementos: Graça Tavares e eu próprio. Saímos pela fronteira de Vila Real de S. António e chegamos a França, em Niort em casa de um amigo meu, Marc Antoine Delanné. Aí entrámos em contacto com a direção do MPLA em Conacry , mas a resposta do MPLA foi dececionante:  o MPLA  dizia não ter meios logísticos para apoiar a saída de Portugal de estudantes africanos.

Fomos então para a Alemanha, onde fomos acolhidos com amizade e solidariedade por Luis de Almeida em sua casa , em Birkesdorf. Já havia nessa altura um embrião de organização dos estudantes africanos das colónias portuguesas no exterior, a UDEAN , dinamizadas sobretudo por José Carlos Horta e por Luiz de  Almeida. 
Esta ligação entre os estudantes africanos no exterior de Portugal  e os estudantes africanos da Casa dos Estudantes do Império, em Portugal, foi muito importante na dinâmica das lutas de libertação.

Foi, contudo, a realização do 1º Congresso Constitutivo da UGEAN, em Setembro de 1961, em Rabate, Marrocos, que lhe conferiu uma legalidade internacional e  permitiu dar  uma outra dimensão à luta anticolonialista dos estudantes das colónias portuguesas no exterior e. , também, dar uma base de apoio a todos  aqueles estudantes que iam saíndo de Portugal.

Uma das operações mais espetaculares foi a FUGA clandestina de Portugal de cerca de uma centena de estudantes africanos  em Junho de 1961.  Esta fuga foi uma operação montada pelo Movimento de Estudantes Angolanos, apoiado pela CIMADE, organização protestante com sede em Paris e pelo governo francês de Couve de Murville.  Refutamos, assim, as afirmações avulsas de certos “historiadores” que atribuem ao PCP um papel de relevo na organização dessa FUGA. Está presente entre nós o camarada Tomás Medeiro que teve um papel ativo nessa fuga.

Uma parte dos elementos que participaram na FUGA foi integrar os movimentos nacionalistas PAIGC  (Pedro Pires), FRELIMO e MPLA. Neste ultimo movimento, João Vieira Lopes e Graça Tavares integraram a Direcção política, Iko Carreira foi encarregado de criar as forças armadas angolanas, e dez médicos integraram o Corpo Voluntário Angolano de Ajuda aos Refugiados (CVAAR), sendo eu um dos voluntários. Mais tarde, Manuel Lima juntou-se ao MPLA tornando-se o primeiro comandante militar.
Os médicos voluntários que integraram o CVAAR eram todos membros da Casa dos Estudantes. Iko Carreira afirma que o CVAAR constituiu a cobertura jurídica do MPLA no Congo Leopolville, pois o MPLA nunca conseguiu a autorização legal  do governo congolês para exercer as suas actividades politicas no Congo. Os postos do CVAAR ao longo da fronteira com Angola serviram também de depósito de armas destinadas à luta armada.
A maior parte dos estudantes da Casa do Estudantes do Império que participou na FUGA continuou os estudos , graças às inúmeras bolsas de estudos obtidas pela UGEAN em vários países,
Em Conclusão, pensamos que a Casa dos Estudantes do Império desempenhou um papel histórico ímpar , na tomada de consciência dos jovens africanos, na denúncia do fascismo e do colonialismo e, mais tarde, na participação ativa na luta pela emancipação e pela independência nacional. Em todas as etapas fundamentais, a criação do MAC e do MEA, a FUGA dos estudantes, o Congresso Constitutivo da UGEAN, no CVAAR e na Direção do MPLA , no PAIGC ou no FRELIMO, estão presentes estudantes da Casa dos Estudantes do Império.

Neste contexto, cada um de nós deu o seu contributo não só na luta anti fascista , mas também à emancipação dos nossos povos. Foi a geração da coragem, do empenhamento nacionalista e do sonho. 

Após  a FUGA, a C.E.I. nunca mais seria a mesma. Apesar dos esforços levados a cabo pela equipa de Carlos Ervedosa e de julio Correa Mendes, nunca mais houve a mesma pujança e dinamismo. As organizações clandestinas deixaram de existir. No entanto, o espírito da Casa manteve-se graças à quarta geração de estudantes africanos , de que a Aida Freudentale , a Rute Magalhães e o Vitor Ramalho, são a expressão.
Esta atitude dos estudantes africanos na CEI de participação ativa na luta antifascista primeiro, e anti colonialista depois pode servir de exemplo às juventudes africanas dos países de língua oficial portuguesa na sua participação ativa na construção dos seus países num quadro democrático , de progresso e de liberdade.

Edmundo Rocha
Médico e escritor
edmundorocha@hotmail.com 
Lisboa, 28. 11.2013

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Liga Africana e a contribuição para a independência

27° Aniversário da Refundação da Liga Africana

Homenagem feita ao Dr. Américo Boavida por ocasião do Centenário do seu nascimento 20.11.1923 - 20.11.2023