segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

CONDOLÊNCIAS


Diógenes Boavida

Mais um filho da Liga Nacional Africana, proeminente nacionalista angolano, jurista consabido e então Ministro da Justiça de Angola e Deputado à Assembleia Nacional, Diógenes de Assis Boavida, deixa-nos.

A Direcção da Liga Africana, sucessora espiritual daquela associação, lamenta o falecimento do seu sócio fundador nº 6 e endereça à família enlutada os mais profundos sentimentos de pesar.

Paz à sua alma !

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A LIGA NACIONAL AFRICANA NA CONSTRUÇÃO DA NAÇÃO ANGOLANA

A Liga Africana iniciou um ciclo de Palestras, tendo realizado a primeira no dia 11 de Janeiro de 2012 sob o tema " A LIGA NACIONAL AFRICANA NA CONSTRUÇÃO DA NAÇÃO ANGOLANA ".

Foi palestrante o Prof. Dr. Vicente Pinto de Andrade, tendo como seu coadjutor - moderador, o Dr. Jaime Cohen.

Fez a apresentação da mesa e deu boas vindas aos presentes o destacado patriota, intelectual e jornalista Jaime de Sousa Araújo, Vice-Presidente e membro fundador da Liga Africana, herdeira espiritual da Liga Nacional Africana de que era digno dirigente.

Após um breve esplanação sobre os laços familiares e as vivências de famílias angolanas cujos nomes têm sido destacados pelo contributo que essas famílias vêm dando ao patriotismo nacional, tendo dado como exemplo os "Pinto de Andrade e os Vieira Dias", entrou no tema propriamente dito da palestra destacando o papel que a Liga Nacional Africana teve como contributo de forma significativa na preservação da cultura e identidade nacional, bem como na construção de uma nação livre e independente, permitindo a liberdade do povo africano, em particular dos angolanos.

O Professor Universitário e analista político Dr. Vicente Pinto de Andrade, enumerou a acção mobilizadora levada a cabo pela Liga Nacional Africana, durante a luta contra o regime colonial português.

Frisou que, a instituição teve o grande papel de denunciar todas as formas de descriminação racial e social que estavam contidas nas leis coloniais, impossibilitando os angolanos de participarem na vida civil do país e não só.

Disse também que “A história de libertação dos povos africanos das colónias portuguesas surgiu de diversas formas de resistência, como por exemplo, da produção literária de protesto e da denuncia escrita pelos intelectuais autóctones”.

No final, o Presidente da Liga Africana, Sr. António de Oliveira Madaleno agradeceu aos presentes e ofereceu um brinde no acto de encerramento da referida palestra.

Seguir-se-ão outras que teremos o prazer de anunciar.

Cordiais saudações

Victor Fortes

Secretário-Geral

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Ciclo de Palestras - "A Liga Nacional Africana na Construção da Nação Angolana"

Dia 11 de Fevereiro de 2012, sábado - Salão Nobre da Liga Nacional Africana

9.30 – Recepção dos convidados

... ... 10:00 - Abertura - Direcção da LIGA AFRICANA

        10:15 - Orquestra Sinfónica Kapossoka

10:40 - Palestra

Tema : A Liga Nacional Africana na Construção da Nação Angolana
 
Prof. Dr. Vicente Pinto de Andrade
Palestrante


Moderador: Dr. Jaime Cohen

                                ---------     12:00 - Brinde e Encerramento   --------

Comboio da Canhoca ( 2004 ) 87 min | 35 mm/cor Realização: Orlando Fortunato SINOPSE OFICIAL: Angola, Malange, 1957. Consequência de uma ...