Associação centenária da sociedade civil angolana, sem fins lucrativos, recriada em 1996 como sucessora da Liga Angolana e da Liga Nacional Africana, instituídas respectivamente em 1912 e 1930, e que desempenharam um importante papel na formação e acolhimento dos mais célebres nacionalistas e na promoção de ideais independentistas, até ao último quartel do século XX. Desde 1996 foi reconhecida com o estatuto de Instituição de Utilidade Pública pelo Governo de ANGOLA.
domingo, 13 de maio de 2012
Elogio fúnebre da Liga Africana ao saudoso Dr. João Vieira Lopes
JOÃO BATISTA DE CASTRO VIEIRA LOPES, NACIONALISTA, MEDICO, GUERRILHEIRO, P0LITICO, DEPUTADO, AMIGO E CAMARADA.
Estamos hoje aqui sem sombra para qualquer duvida a cumprir o doloroso dever de homenagear uma das mais brilhantes figuras do nacionalismo angolano, que esteve ligada a quase todos os momentos fundamentais da nossa luta de libertação nacional, que conduziu á independência de Angola e á consolidação do estado de Angola, olhando para o seu brilhante curriculum vê-se que foi indiscutivelmente quase um TOTALISTA, presente em quase todos os momentos da existência desta nossa querida pátria, facto inédito que só se conseguia, pelas suas inabaláveis convicções nacionalistas, á sua tenacidade, honestidade, grande espírito de humildade, amor pela justiça, verdade e sobretudo um grande respeito pela democracia e sua pátria que ele tanto ajudou a construir.
DR. JOÃO VIEIRA LOPES, PARA MUITOS DE NÓS O TIO JOÃOZINHO, tinha qualidades excepcionais como pessoa, amigo sempre disposto a ajudar, quer no plano da sua profissão, que desempenhava com um brilhantismo e profissionalismo inquestionável, quer pessoalmente revelando uma enorme sensibilidade que o caracterizava pelos problemas dos amigos familiares e não só.
Está indissociavelmente ligado á formação de muitos médicos em Angola.
Apesar das suas absorventes actividades na medicina, abraçou sempre causas solidárias, sociais e do desporto relevantes para a vida de muitos angolanos, das quais se destaca a LIGA AFRICANA, onde como sócio fundador, dirigiu a mesma durante vários anos com extrema ponderação, sentido de unidade e responsabilidade que todos lhe reconhecemos, que permitiu que esta associação desenvolvesse obras e actos de grande relevo para a vida da sociedade angolana, como: a transladação dos restos mortais do Cónego Manuel das Neves, a homenagem á paz, divulgação de obras literárias sobre o nacionalismo e luta de libertação de angola, actos de solidariedade para com os mais carenciados e tantos outras acções que são do domínio público só quando o seu estado de saúde se degradou saiu de uma posição da direcção activa para o cargo de presidente da Assembleia Geral que exerceu até á presente data.
Deixa nos a todos, família e amigos um enorme vazio e uma já sentida dolorosa saudade, que teremos certamente de superar.
JONYe LIGIA - filhos, HERMÍNIA- esposa, irmãos, sobrinhos, netos e demais familiares e amigos, o DR. JOÃO VIEIRA LOPES aos brilhantes oitenta anos desaparece fisicamente cumprindo o seu inevitável ciclo de vida ao qual estamos todos sujeitos, mas fica eternamente nos nossos corações, nos corações de milhares de angolanos que sabem e reconhecem a brilhante trajectória, humana, social e politica deste grande homem que temos hoje a dolorosa e espinhosa tarefa de dizer o ultimo adeus.
DESCANSA EM PAZ, NOSSO COMPANHEIRO, NOSSO AMIGO, DR. JOÃO VIEIRA LOPES.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Comboio da Canhoca ( 2004 ) 87 min | 35 mm/cor Realização: Orlando Fortunato SINOPSE OFICIAL: Angola, Malange, 1957. Consequência de uma ...
-
Fonte : Revista AUSTRAL, TAAG - Linhas Aéreas de Angola , Nº 121 - 2017 Texto : Miguel Gomes Fotografia : Carlos de Aguiar A L...
-
Jaime de Sousa Araújo Foi nas terras do Cazengo que se forjou a conspiração vergonhosa dos colonos residentes, contra atenta pacífica pos...
-
Clique na imagem para visualisar a mensagem
Sem comentários:
Enviar um comentário