Homenagem feita ao Dr. Américo Boavida por ocasião do Centenário do seu nascimento 20.11.1923 - 20.11.2023
A Liga Africana, em parceria com a LAASP e o Sindicato Independente dos Trabalhadores da Saúde e Função Pública, prestaram homenagem póstuma, na passada 5a feira 23.11.2023, ao Dr. Américo Boavida, por ocasião do Centenário do seu nascimento, contando para tal, com o apoio especial da Família do mesmo.
Depois das palavras de boas-vindas do Presidente da Liga Africana Óscar Guimarães, uma Exposição sobre a vida social, académica, profissional, familiar, atlética e de guerrilha, do Homenageado, marcou a primeira parte da cerimónia.
De seguida, uma excelente Palestra proferida pelo Professor Doutor Laurindo Vieira - Sociólogo e Psicólogo, Reitor da Universidade Gregório Semedo. Esta foi considerada uma Aula Magna de teor Sócio político de enquadramento da vida, lamentavelmente curta, mas muito Digna e Intensa, do Homenageado.
Seguiu-se o pronunciamento do Presidente do Sindicato Nacional Independente dos Trabalhadores da Saúde e Função Pública que enfatizou a necessidade de se construir uma estátua do Dr. Américo Boavida no Moxico, no local onde este pereceu em combate e onde cuidava da saúde das populações nas zonas de guerra.
Seguiram-se palavras de reconhecimento e agradecimento do filho do Homenageado aos Organizadores do Evento, bem como exprimiu o facto de seu pai e de outros nacionalistas terem dado a vida para que Angola fosse independente e o seu povo tivesse melhores condições de vida, terminando a sua intervenção com palavras do seu pai expressas no livro da autoria deste "Amanhã ou Depois de Amanhã Angola há de Mudar".
A terceira parte foi preenchida por um Sarau Musical com artistas do musicaal angolano.
Liga Africana, 26.11.2023.
Carlos Lamartine - Vice Presidente
Comentários