Oscar Oramas Oliva, primeiro Embaixador de Cuba em Angola - Convidado pela Liga Africana, proferiu uma Conferência nas comemorações do 40° aniversário da independência nacional

Diplomacia preponderante na conquista e preservação da independência

06 Novembro de 2015 | 18h59 - Política

Luanda - A diplomacia jogou um papel preponderante na conquista e preservação da independência de Angola com destaque para a levada a cabo junto da Organização das Nações Unidas, Organização da Unidade Africana e nos Países Não-Alinhados.










Esta afirmação foi feita hoje, sexta-feira, em Luanda, pelo primeiro embaixador de Cuba em Angola, Óscar Oramas, na conferência “Angola 40 anos”, numa iniciativa da Liga Africana, com vista a saudar o 40º aniversário da proclamação da independência nacional, que se assinala a 11 de Novembro.
De acordo com o diplomata cubano, a primeira grande ofensiva diplomática para  o reconhecimento de Angola como um Estado independente foi junto da Organização da Unidade Africana, onde  teve de fazer frente a vários países africanos que não  estavam dispostos a reconhecer  um país liderado pelo MPLA, visto que tinham compromissos com os outros movimentos de libertação como a FNLA e a Unita.
 Na óptica de Óscar Oramas,  “um povo sem história é como uma árvore sem raízes”,  realçando que  Angola teve que enfrentar momentos muito difíceis  ao longo da sua  trajectória, cujas lutas remontam à chegada dos primeiros  portugueses a este território.
Referiu que  na luta pela preservação da independência de Angola, mais de trezentos mil cubanos deram o seu contributo neste país  quer como militares quer como civis, em vários  sectores, com destaque para a educação e saúde.
Para o diplomata,  “ não se pode  exigir a um país que  suplante em poucos anos de independência  500 anos de colonialismo, e Angola tem dado passos significativos no concernente à formação de quadros, reconstrução de infra-estruturas, entre outras “.
Realçou que, passados 13 anos desde que se assinaram os acordos de paz, se avança para a consolidação do Estado angolano, assim como se tem  granjeado um grande  prestígio tanto no campo político como social.
“Muitas mudanças que se tem registado em África se devem às verificadas em Angola,  sendo este país actualmente  um ponto de consultas para  a execução de políticas que conduzam para o desenvolvimento do continente”, frisou Óscar Oramas, que  desempenhou as funções de embaixador de Cuba em Angola de  Dezembro de 1975 a 1977, tendo posteriormente desempenhado várias funções no aparelho governamental da ilha caribenha.
Assistiram à conferência membros do executivo angolano, deputados à Assembleia Nacional, membros do corpo diplomático acreditado em Angola, da sociedade civil e angolanos que  fizeram os seus estudos em Cuba.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Liga Africana e a contribuição para a independência

27° Aniversário da Refundação da Liga Africana

Homenagem feita ao Dr. Américo Boavida por ocasião do Centenário do seu nascimento 20.11.1923 - 20.11.2023