Associação
centenária da sociedade civil angolana, sem fins
lucrativos, recriada em 1996 como sucessora da Liga
Angolana e da Liga Nacional Africana, instituídas
respectivamente em 1912 e 1930, e que
desempenharam um importante papel na formação e
acolhimento dos mais célebres nacionalistas e na
promoção de ideais independentistas, até ao último
quartel do século XX.
Desde 1996 foi reconhecida com o estatuto de
Instituição de Utilidade Pública pelo Governo de ANGOLA.
A Liga Africana participou na X Reunião da CPLP com o Estatuto de Observador Consultivo
Obter link
Facebook
X
Pinterest
Email
Outras aplicações
-
Realizou-se no dia 20 de Junho em Lisboa a X Reunião dos Observadores Consultivos da CPLP em que duas novas instituições da sociedade civil foram apresentadas, nomeadamente a Liga Africana e a SUCH - Serviço de Utilização Comum dos Hospitais.
Nesta reunião foram apresentadas as Conclusões do II Fórum da Sociedade Civil da CPLP e também uma Reflexão sobre o papel da Sociedade Civil para o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.
Os trabalhos decorreram com reuniões das Comissões Temáticas, tendo a Liga Africana ficado inscrita nas seguintes Comissões:
Promoção e Difusão da Língua Portuguesa
Saúde e Segurança Alimentar e Nutricional
Educação, Ensino Suprior, Ciência e Tecnologia
Ambiente, Cidade e Territórios
Assuntos Culturais
As outras Comissões que compõ,em o leque de temas que mereceram a atenção dos Observadores Consultivos são:
Direito e Justiça
Assuntos do Trabalho
Economia, Empresariado e Investimento
Esta sessão terminou com a apresentação dos resultados e recomendações dos grupos de trabalho das Comissões Temáticas dos OC, num ambiente de tranquilidade.
Professor Doutor Carlos Mariano MAnuel - Prsidente da Liga Africana, discursando no acto de apresentação da instituição que preside, na condição de organização Observadora Consultiva da CPLP
O Presidente da Liga Africana, Professor Doutor Carlos Mariano Manuel, ladeado por: (à direita) Manuel Lapão - Director da Cooperação da CPLP, Mário Augusto - Ministro Conselheiro da Missão Permanente de Angola na CPLP e (à esquerda) Gabriel Baguet Júnior - Sócio da Liga Africana residente em Portugal, Dr. João de Deus - Director da FESA, Victor de Jesus Fortes - Secretário-Geral da Liga Africana e o representante do Fórum da Sociedade Civil da CPLP. — em Lisboa.
Membros da Delegação da Liga Africana à Reunião da CPLP
Fonte : Revista AUSTRAL, TAAG - Linhas Aéreas de Angola , Nº 121 - 2017 Texto : Miguel Gomes Fotografia : Carlos de Aguiar A Liga Africana é uma instituição angolana de utilidade pública. Funciona em Luanda e quase toda a gente conhece o edifício cor- de-rosa, situado na rua homónima à instituição, a Rua da Liga Africana. Quem dá o nome a uma rua tão rica em memórias só pode ter uma longa história para contar. A actual Liga Africana resiste de forma pomposa à mudança de contexto político e social. Nascida para motivar e dar guarida aos despojados do império colonial português, hoje está vocacionada para a actividade cultural e de memória histórica, com fortes raízes no que se pode chamar de nacionalismo angolano. Victor Fortes (Secretário-Geral) Carlos Mariano (Presidente) David Martins (Secretário-Geral Adjunto) Os povos africanos em geral, ao longo do período de colonização, foram dinamizando várias formas de luta, de resistênc...
Realizou-se na Liga Africana, uma palestra que retrata a História da Liga Nacional Africana desde a sua fundação, considerando os respectivos propósitos e objectivos. O que nos une, é o desejo de sermos todos partícipes desta grande nação com espírito de partilha de conhecimento e abnegação para o engrandecimento de todos sem exepção nas áreas de conhecimento que podem ser disponibilizadas pelas valências disponíveis no edifício majestoso que foi oferecido à Liga Nacional Africana e que se vê actualmente maioritáriamente sem utilidade funcional para os desígnios da nossa população. Tratou-se por isso de uma jornada para a reintegração do espólio da Liga Nacional Africana cuja validade e desígnio jamais se poderá considerar de ultrapassado, pois o objectivo é ajudar, participar, contribuir com os nossos concidadãos, com o nosso governo, respeitando sempre as instituições à luz do objectivo inicial dos nossos antepassados, pois, na memória colectiva, continua...
Caros Sócios e seus Familiares. A Direcção da Liga Africana realizará no próximo dia 29 de Fevereiro de 2024 Quinta feira, com início às 15 horas, uma palestra subordinada ao Tema: A História da Liga Nacional Africana. Será Oradora a Dra. Maria Eduarda Valente, Vice Presidente da Liga Africana para Área Social. A palestra tem um carácter interno pelo que está dirigida aos membros dos Órgãos Sociais, aos Conselheiros da Liga Africana, alguns convidados do Ministério da Cultura e Turismo, da Educação, do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia e da Academia de Letras. Contamos com a presença de todos. Pela atenção que melhor dispensarem ao convite. Carlos Lamartine. Vice Presidente da Liga Africana.
Comentários