Associação centenária da sociedade civil angolana, sem fins lucrativos, recriada em 1996 como sucessora da Liga Angolana e da Liga Nacional Africana, instituídas respectivamente em 1912 e 1930, e que desempenharam um importante papel na formação e acolhimento dos mais célebres nacionalistas e na promoção de ideais independentistas, até ao último quartel do século XX. Desde 1996 foi reconhecida com o estatuto de Instituição de Utilidade Pública pelo Governo de ANGOLA.
terça-feira, 3 de outubro de 2023
Mensagem de Condolências
Mensagem de Condolências
A Direcção da Liga Africana e os seus Associados, com a mais profunda tristeza tomaram conhecimento do passamento fisico do Nacionalista Hermínio Joaquim Escórcio.
Nacionalista convicto e patriota de elevada consciência revolucionária, muito cedo, Hermínio Escórcio se dedicou a nobre causa da luta do Povo Angolano contra o colonialismo português, para conquistar a independência nacional, criar o homem novo e edificar um Estado Progressista, marcado pela justiça social, liberdade, desenvolvimento sócio-económico e paz.
Nas páginas da história de Angola dedicada aos melhores filhos da pátria, ficará indelevelmente assinalado que Hermínio Escórcio suportou heroicamente a condenação colonial, trabalhou arduamente para a organização e vitórias do MPLA e serviu em diferentes funçôes estatais, com dedicação e zelo, para que fossem alcançados os genuínos interesses nacionais.
Homem de trato fácil, pessoa de invulgar educação e um verdadeiro patriota, Hermínio Escórcio deixa um valioso legado às gerações mais jovens e a sociedade em geral, sobretudo para se trabalhar, em prol da erradicação da pobreza e miséria, por uma Angola mais digna para os seus filhos.
Nesta hora de dor e luto, endereçamos à familia de Hermínio Escórcio, nacionalista que pertenceu a Histórica Liga Nacional Africana, os mais profundos sentimentos de pesar.
Paz e Eterno Repouso a Alma de Hermínio Joaquim Escórcio
Sede da Liga Africana em Luanda, 30.09.2023
A Direcção
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Comboio da Canhoca ( 2004 ) 87 min | 35 mm/cor Realização: Orlando Fortunato SINOPSE OFICIAL: Angola, Malange, 1957. Consequência de uma ...
-
Fonte : Revista AUSTRAL, TAAG - Linhas Aéreas de Angola , Nº 121 - 2017 Texto : Miguel Gomes Fotografia : Carlos de Aguiar A L...
-
Jaime de Sousa Araújo Foi nas terras do Cazengo que se forjou a conspiração vergonhosa dos colonos residentes, contra atenta pacífica pos...
-
Clique na imagem para visualisar a mensagem
Sem comentários:
Enviar um comentário